quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Pureza: Sinceridade de Coração

A essência da pureza é estar livre de duplicidade ou hipocrisia, ser sincero de coração (gr. aploteti, lit. "singularidade" ou "sinceridade", Ef. 6.5). Esta é s raíz da perfeição e da integridade. Quando Tiago escreveu: "vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração", equiparou impureza com a posse,, literalmente, de "um coração fingido" (Sl. 12.2). ele admoestou seus leitors a seguirem a pureza e a sinceridade de coração para com Deus.

Quando Jesus chamou de bem-aventurados os "limpos de coração" (Mt. 5.8), ele afirmou que a verdadeira felicidade é amar a Deus de todo o coração, desejando que toda a vida do cristão agrade a Deus. Em outras palavras, pureza exige a remoção de tudo o que ppode separar a pessoa da santa presença de Deus. (Hc.1.13)

Ser "puro de coração", no entanto, envolve limpeza espiritual: "cria em mim ó Deus, um coração puro" (Sl.51.10). Enquanto a palavra do grego clássico "puro (katharos) significa estar livre de dívidas ou culpa, seu uso bíblico inclui mais do que perdão. Ser puro singnifica ter uma mente única - livre do conflito de uma personalidade dividida; é estar livre de falsidade, hipocrisia ou máscras. A mulher que está corretaente ligada a Jesus será pura no coração e na vida. (2 Tm. 2. 21-22).

Cada um que tem a esperança de ver Deus "a si mesmo se purifica... assim como ele é puro (1 Jo.3.3). Uma pessoa começa a mantém um relacionamento de amro com Deus, baseada na integridade e na singularidae de propósito. Uma vida pura não pode existir sem um coração firmado no Senhor.

Texto extraído da Bíblia da Mulher.

2 comentários: